Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

domingo, 28 de junho de 2015

BottoBier Zoontje - Degustação nº 258

 Botto

Além de cervejeiro caseiro e sommelier, Botto acumula vários prêmios dos concursos cervejeiros dos quais participou. Porém, a grande projeção de Botto aconteceu quando a cerveja Dama do Lago venceu o concurso mestre cervejeiro da Eisenbahn e produziu 3 mil litros de sua cerveja vencedora.

O rótulo da cerveja segue a tradição de rotulagem do Mestre, o desenho mostra o Monge Cervejeiro que é uma caricatura do próprio Botto, obra do cartunista Tibúrcio que desenha para a revista Mad. Desta vez, o rótulo é uma brincadeira caricata e uma homenagem ao filho de Leonardo Botto que acaba de nascer. O nome escolhido, Zoontje, significa filho recém-nascido, filhinho em holandês, idioma mais falado na Bélgica.

Cervejaria: Botto Bier
Origem: Brasil
ABV(%): 6,6
Estilo: Belgian Specialty Ale
Embalagem: Garrafa de 600 ml

É uma cerveja de coloração âmbar, com corpo turvo. Sua espuma cremosa de cor de bege apresentou ótima formação, sendo persistente, com uma excelente transição de renda no copo.

No nariz malte intenso remetendo a caramelo e tostado. Senti a presença de frutas secas e ameixa. O lúpulo médio, floral e cítrico. Álcool evidente, mas sem atrapalhar o conjunto. O sabor acompanha o aroma, especialmente no caramelo. Presença de ésteres frutados e cítricos. Lúpulo médio e cítrico. Bom equilíbrio entre o dulçor do malte e o amargor.

O aftertaste é duradouro indo do doce ao leve amargor, com levíssima adstringência. O corpo é médio e carbonatação idem. Médio drinkability. A percepção alcoólica engana bastante. Excelente cerveja! Bela homenagem, bem como a cerveja!

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club