Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Entrevista 01: Fraga no Rio Craft Beer Festival


Entrevista realizada no dia 13 de junho de 2015
Local: Casa da Glória - RJ
Evento: Rio Craft Beer Festival


Ninkasi Beer Club: Estamos aqui com Sérgio Fraga, Cervejeiro da Fraga. Já são três estilos de cerveja desde a criação da cervejaria. Tem alguma novidade a vista? Pretende aumentar a linha? 
Fraga: Temos novidade sim. Eu dei entrada na semana passada no registro do MAPA. Espero que daqui há um mês a gente tenha uma nova receita.

Ninkasi Beer Club: Já tem definido qual será o estilo?
Fraga: Não sei se posso falar agora ou deixo a surpresa no ar...

Ninkasi Beer Club: Tem pelo menos uma dica pros leitores?
Fraga: Sim. É um estilo que está sendo muito pedido no Rio de Janeiro, o pessoal tem insistido para a gente fazer e a gente acha que vai fazer sucesso sim.

Ninkasi Beer Club: Com essa dica eu acho que vai ter muita gente acertando. O novo modelo de tributação sobre as cervejas artesanais causou algum impacto na Fraga, tanto na parte de produção, distribuição e precificação? E este impacto foi positivo ou negativo?
Fraga: Muito negativo! A gente recebeu um aumento brutal de impostos, só o IPI subiu 700% no nosso caso e a gente teve que reajustar sim os preços para o consumidor. Tivemos que inclusive voltar a fazer distribuição própria porque a margem não ficou mais possível com a distribuidora que a gente estava utilizando, então é algo realmente desanimador para uma empresa pequena tentando sobreviver no mercado, mas a gente vai encarar e dar a volta por cima.

Ninkasi Beer Club: Isto chegou a afetar de algum jeito os pontos de vendas que vocês já haviam conquistado, houve alguma diminuição? Se sim, tem algum plano para resolver isso?
Fraga: A gente querendo agora aumentar a linha de envase para aumentar a distribuição de garrafas, pois tem alguns bares no Rio de Janeiro que trabalham com chope, mas não são muitos. Queremos distribuir para fora da cidade e outros estados e vai ter que ser com garrafa mesmo.

Ninkasi Beer Club: Como estão os preparativos e a expectativa para a 2ª Festa Fraga, que este ano vai acontecer no Cordão do Bola Preta? O que vocês esperam e quais as surpresas preparadas pela Fraga?
Fraga: Nesta 2ª Festa Fraga a gente vai repetir o que foi de bom no ano passado, que foi música boa, muito clima de família, sem briga, sem confusão e todo mundo bebendo bem. Vamos tentar colocar essa receita nova na festa como lançamento. Então o pessoal pode esperar que a gente tenha quatro cervejas disponíveis lá para consumir. 

Ninkasi Beer Club: Pra terminar mande um recado para quem está começando a fazer cerveja agora e para o pessoal que anda assustado com essa história de tributação e com as dificuldades encontradas?
Fraga: Não desistam, o mercado tem muito a crescer ainda. A união das cervejarias faz a força, como o exemplo aqui demonstra, já que foi organizado pelas microcervejarias aqui da cidade do Rio de Janeiro. Tem muita gente ainda para conhecer os produtos e consumí-los. É difícil, é trabalhoso, é caro, mas vale a pena! O prazer é indescritível.

Ninkasi Beer Club: Isso aí gente! Este foi Sérgio Fraga direto pro Ninkasi Beer Club. Até a 2ª Festa Fraga, onde estaremos mais uma vez juntos. Saúde!


Sobre a 2ª Festa Fraga

As torneiras estarão liberadas com os três estilos de cerveja produzidos por nós da Cervejaria Fraga!

Shows durante o dia com a Banda General Garrafa como atração principal e diversas Jam Sessions ao longo do evento.

Detalhes da gastronomia, cobrada à parte na festa, estarão disponíveis em breve.

Dentro de uma semana as vendas online estarão funcionando com cartão e parcelamento. Os ingressos comprados até 28/06 custarão R$70,00; de 29/06 até 11/07 custarão R$90,00.

Contatos:
http://www.cervejariafraga.com.br/
https://pt-br.facebook.com/CervejariaFraga
https://twitter.com/CervejariaFraga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club