Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Entrevista 02: Hija de Punta no Rio Craft Beer Festival


Entrevista realizada no dia 13 de junho de 2015
Local: Casa da Glória - RJ
Evento: Rio Craft Beer Festival


Ninkasi Beer Club: A Hija de Punta caiu no gosto do carioca e tem a cara do Rio de Janeiro. Fale um pouco dessa afinidade de vocês com a cidade?
Hija de Punta: É ... o Rio de janeiro é a nossa cidade, onde a gente mora e que a gente adora. E estava faltando aqui cervejas no cenário carioca, pois o carioca gosta de cerveja e (isso) estava latente. Então a gente começou (a fazer cerveja), outros amigos começaram, outras pessoas também e agora estamos aqui fazendo este festival com várias cervejas cariocas. A gente busca fazer uma cerveja boa para beber no Rio, no verão e durante o ano todo. É uma cerveja leve, saborosa, boa pra beber gelada. Mas também não precisa muito gelada, pois o lance da cerveja muito gelada é que ela atrapalha um pouco o gosto. Então a nossa cerveja a gente recomenda que seja bebida entre 5 a 8º para sentir bem o sabor já que a gente usa muito lúpulo nela.

Ninkasi Beer Club: Vocês continuam produzindo em Volta Redonda? A intenção é manter-se como uma cervejaria Cigana ou tem algum outro plano?
Hija de Punta: A gente já mudou, agora estamos produzindo em Juiz de Fora, numa cervejaria nova chamada Antuérpia. A gente ainda não definiu se em algum momento vamos partir para montar uma fábrica, por enquanto estamos de ciganos e estamos levando assim. 

Ninkasi Beer Club: Quais as próximas novidades ou projetos?
Hija de Punta: Olha, a gente está trabalhando numas receitas novas. A Hirra é uma cerveja ...que a gente diz assim ...que é uma cerveja do Lúpulo, a característica principal dela é o Lúpulo. A gente agora está trabalhando numa cerveja mais voltada pro Malte. Vai permanecer uma cerveja leve, ou seja, a gente quer fazer uma cerveja leve, mas que a característica principal seja o malte. Ela vai ser mais avermelhada e esse é o nosso próximo projeto.

Ninkasi Beer Club: Já tem um estilo definido? Pode falar alguma coisa, uma dica?
Hija de Punta: Olha, não tem um estilo que estou mirando, mas ela vai variar entre uma âmber lager, uma german âmber lager, alguns podem até achar que ela vai parecer um pouco com uma Vienna. O estilo em si não é minha preocupação. Minha preocupação é com o resultado mesmo. A Hirra por exemplo, a Hirra Lager que a gente está bebendo aqui, ela não tem um estilo totalmente definido.

Ninkasi Beer Club: Como vocês enxergam a cena cervejeira no Rio de Janeiro?
Hija de Punta: Olha, eu estou achando uma coisa muito interessante, muito divertida, várias cervejas boas e bons cervejeiros lançando novas cervejas, acho que está caindo no gosto das pessoas. As pessoas já tem um paladar para beber coisas gostosas e só não tinham oportunidade e o espaço. Então eu vejo isto como um movimento que vai crescer.

Ninkasi Beer Club: Deixe um recado para quem quer produzir e comercializar sua cerveja?
Hija de Punta: Testar, fazer em casa, dar para os amigos provarem. Não se ater a estilos. Um estilo é legal para você entender onde você quer chegar, mas pode te engessar um pouco. Tem que pensar no público, no mercado e botar a cara. 

Ninkasi Beer Club: Qual o próximo evento que vocês vão estar participando? Querem deixar um convite para os leitores?
Hija de Punta: No próximo fim de semana, dias 20 e 21, a gente vai estar participando da Junta Local, aqui mesmo na Casa da Glória. Nos próximos meses têm alguns eventos grandes, como o evento que vai ter no Downtown, Mondial de La Bière em novembro...os eventos vão surgindo. Para acompanhar a nossa agenda segue a nossa página, onde vamos postar tudo, novidades, eventos, curiosidades, etc.

Ninkasi Beer Club: Essa foi o Leonardo da Hirra de Punta direto do Rio Craft Beer Festival. Prost!

Contatos:
https://pt-br.facebook.com/hija.depunta
https://instagram.com/hijadepunta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club