Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Entrevista 05: 3Cariocas no Rio Craft Beer Festival



Entrevista realizada no dia 13 de junho de 2015
Local: Casa da Glória - RJ
Evento: Rio Craft Beer Festival



Ninkasi Beer Club: Estou com João Gabriel da Cervejaria 3Cariocas no Rio Craft Beer Festival para um bate-bola sobre cervejas. João, início arrasador, medalha de platina no Mondial de La Bière, o que mudou desde então? 
3Cariocas: Basicamente nada. Assim, obviamente ficou muito mais fácil da gente ganhar nome por causa da medalha, a gente ganhou assim que estava começando. Então o pessoal começou a conhecer a gente, mas de projeto não mudou nada. A gente sempre teve o objetivo de ir com muita calma, de não querer acelerar muito, tanto que a gente só vai lançar o nosso próximo rótulo agora em julho, sendo que o primeiro foi em novembro do ano passado. Isso porque a gente estava se estruturando como empresa, bem ou mal, assim a gente ama o que faz, curti muito colocar o produto que a gente fazia na panela em casa no mercado, mas a partir do momento que você faz isto, vira negócio. Então você tem que pensar em tudo, também como negócio. Agora como a gente já se estruturou um pouco mais, a ideia é lançar alguns rótulos até o final do ano. Agora que a gente entende como é que é, teve essa questão toda da medalha que foi meio que uma bagunça, assim... foi tudo muito rápido. A gente tinha acabado de começar e já teve medalha, daí as vendas aumentaram, já tinha gente querendo a cerveja fora do Estado, uma coisa que a gente não vai fazer por enquanto, principalmente a cerveja IPA NEMA, que é uma Session IPA levinha. Não tem como, porque a gente quer manter o frescor dela. Agora, temos muitos projetos e é só saber trabalhar neles. 

Ninkasi Beer Club: Agora com a cerveja de vocês, a IPA NEMA disponível em garrafa, quais as expectativas? 
3Cariocas: A garrafa vai ser principalmente para entrar nos pontos que a gente não consegue entrar com chope e também chegar na casa das pessoas. A gente sempre ouviu: - Ah! Queria beber a cerveja de vocês em casa. Porque chope ele é fresquinho, sai diretamente da fábrica, refrigerado e vai direto par câmara fria do bar, então a melhor condição é o chope. A gente ficou muito tempo pensando. Será que a gente põe (a IPA NEMA) em garrafa ou não? Até que a gente decidiu colocar e mantendo só no Rio de Janeiro. São muito poucas unidades e a intenção é botar em lojas, bares bistrôs, hotéis, lugares que não conseguiam receber o chope e chegar também na casa das pessoas. 

Ninkasi Beer Club: Você falou sobre o lançamento de novos rótulos. Pode adiantar alguma coisa? É segredo? Tem como dar alguma dica? 
3Cariocas: Está tudo pronto, já era pra ter sido lançado há muito tempo, só que por a gente ser uma cervejaria cigana, não depende só da gente. A gente depende de espaço. A gente fechou uma parceria em Juiz de Fora com a Antuérpia, bem legal, a gente comprou dois tanques fermentadores de 2 mil litros e então os tanques vão ver só nossos. Os tanques chegaram esta segunda–feira, estão sendo instalados e agora depende só da gente. Obviamente eu dependo da disponibilidade da sala de brasagem da cervejaria, mas agora é com a gente. O que a gente quiser produzir, vai produzir, a cerveja tá pronta, já deu entrada no MAPA, vai ser uma Saison e o objetivo é lançar até julho. Vamos ver, como eu disse não depende só da gente. 

Ninkasi Beer Club: Qual a importância para vocês da união dos cervejeiros cariocas, não só levando em consideração a realização de eventos, mas como um todo? 
3Cariocas: A união das cervejarias não surgiu por causa do evento, já existia e é uma coisa que vem da panela caseira. Todo mundo que faz cerveja em casa, que conhece, aqui mesmo eu já vi várias pessoas trocando ideia sobre a cerveja que faz em casa, e é uma coisa legal que a gente quer passar, e realmente as pessoas que estão dentro desse mundo, que vem aqui beber uma cerveja e trocar ideia...as cervejarias começaram assim trocando informações, na panela, e hoje com uma produção maior continuam trocando ideias e a amizade continua. As pessoas costumam falar: Ah, mas é concorrente! É concorrente, bem ou mal, mas no mercado que a gente está hoje e do tamanho (pequeno ainda), não existe esta concorrência. Se a gente não se unir, se juntar, o mercado não vai a lugar nenhum. Então, é uma amizade que começou antes do objetivo do festival, na verdade da nossa união surgiu a ideia do evento. 

Ninkasi Beer Club: Um recado que você pode dar para os cervejeiros artesanais que estão começando? Que querem entrar no mercado e comercializar sua cerveja? 
3Cariocas: Cara, pro pessoal que está no mercado, se tu tiver fazendo uma cerveja direitinha e ela tiver legal...vai e dá uma tentativa, que não custa nada. A gente começou assim! A gente chegou numa Session IPA, um estilo que agradava muita gente e então a gente falou: - Vamos entrar no mercado com essa cerveja! Está no verão...então a gente lançou, a primeira leva foi campeã e aí a gente pensou, agora fud#%! Vamos entrar no mercado de fato. Então se você tiver uma cervejinha direita, vá atrás! E pra quem tá começando agora, não existe coisa melhor que fazer cerveja. 

Ninkasi Beer Club: Um recado pra quem quer seguir os 3 Cariocas e acompanhar as novidades. 
3Cariocas: Encontram a gente principalmente facebook, instagram e o nosso site que a gente lançou a pouco tempo, onde a gente colocou dentro dele o nosso Blog, onde a gente vai postar tudo o que a gente faz, eventos, notícias, vídeos. Vamos ficar linkando o facebook com o site a todo instante. E o site é mais institucional, onde tem a história da cervejaria, seu ideal, um pouco do currículo de cada um de nós, sobre as cervejas, onde encontra-las. É isso, site, facebook e instagram!



Ninkasi Beer Club: Isso aí gente! Este foi João Gabriel da 3Cariocas direto pro Ninkasi Beer Club. Até breve. Saúde!

Contato:
http://www.3cariocas.com.br/
https://pt-br.facebook.com/3cariocas
https://twitter.com/3cariocas
https://instagram.com/3cariocas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club