Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Maredsous 8 Brune - Degustação nº 262


A abadia beneditina de Maredsous é uma área pitoresca que faz parte da comuna de Denée, na província de Namur, onde se fala francês. O mosteiro produziu sua própria cerveja até 1963, quando fechou um acordo com a Duvel Moortgat. Naquela época as cervejas de abadia ainda eram unicamente escuras, visto que as douradas só começaram a proliferar depois que a Leffe Blonde se popularizou nos anos 1970.

Cervejaria: Brouwerij Duvel Moortgat NV
Origem: Bélgica
ABV(%): 8
Estilo: Belgian Dubbel
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração marrom avermelhado, com corpo turvo. Sua espuma de cor bege apresentou boa formação e média presistência, com uma boa transição de renda no copo.

No nariz aroma intenso, malte remetendo a caramelo e leve tostado. Aroma frutado, sendo percebida a presença frutas secas, uva passa, ameixa, vinho, madeira e leve toque vinagroso. O lúpulo surge leve. Os 8 % ABV são perceptíveis ao aproximar o copo do nariz, mas não atrapalham o conjunto. O sabor acompanha o aroma, com presença de ésteres frutados, frutas secas e frutas com caroço (ameixa, por exemplo).

O aftertaste é duradoudo e adocicado. O corpo médio, além da pequena rescência conferem médio drinkability a esta cerveja. A percepção alcoólica é oportuna para o estilo. Cerveja bem complexa e muito saborosa!

Santeie peye!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club